quarta-feira, 24 de abril de 2013

Modelo vivo

Estes desenhos foram alguns dos feitos na sessão de modelo vivo de abril do ateliê Maurício Takiguthi, de onde sou aluna de desenho:


15 min

20 min.
20 min.

10 min

sábado, 20 de abril de 2013

Abril

Ah... gostei desse trecho aqui do Viagem ao Céu, do Monteiro Lobato que li com o filhote... e achei que seria muito apropriado para o momento.  Afinal, ainda é abril!



"O mês de abril

Era em abril, o mês do dia de anos de Pedrinho e por todos considerado o melhor mês do ano.  Por quê?  Porque não é frio nem quente e não é mês das águas nem de seca - tudo na conta certa!  E por causa disso inventaram lá no Sítio do Picapau Amarelo uma grande novidade: as férias-de-lagarto.

- Que história é essa?

Uma história muito interessante.  Já que todo o mês de abril é o mais agradável de todos, escolheram-no para o grande "repouso anual" - o mês inteiro sem fazer nada, parados, cochilando como lagartos ao sol!  Sem fazer nada é um modo de dizer, pois aque eles ficavam fazendo uma coisa agradabilíssima: vivendo!  Só isso.  Gozando o prazer de viver...

- Sim - dizia Dona Benta - porque a maior parte da vida nós a passamos entretidos em tanta coisa, a fazer isto e aquilo, a pular daqui para ali, que não temos tempo de gozar o prazer de viver.  Vamos vivendo sem prestar atenção na vida e, portanto, sem gozar o prazer de viver à moda dos lagartos.  Já repararam como os lagartos ficam horas e horas imóveis ao sol, de olhos fechados, vivendo, gozando o prazer de viver - só, sem mistura?

(...)

Era proibido fazer qualquer coisa.  Era proibido até pensar.  Os cérebros tinham de ficar numa modorra gostosa.  Todos vivendo - só isso!  Vivendo biologicamente, como dizia o Visconde."

Monteiro Lobato. Obras Completas.  Editora Brasiliense, 1976.  Série a - volume 6, p. 7.