sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O caminho que não ia a nenhuma parte

Esta foi feita em Kiriê, uma técnica japonesa em que o desenho é cortado com estilete em uma única folha de papel.  
Abaixo está um trecho do conto O caminho que não ia a nenhuma parte, de Gianni Rodari, que não deixa a gente desistir de nossos sonhos.

À saída do povoado haviam 3 caminhos: um ia em direção ao mar, o segundo até a cidade e o terceiro não ia a nenhuma parte.

Martim sabia disso porque havia perguntado a quase todos, e todos lhe haviam dado a mesma resposta:

- Aquele caminho?  Não vai a nenhuma parte.  É inútil ir por aí. (...)

Quando ficou grande o bastante para atravessar a rua sem precisar segurar a mão de seu avô, uma manhã se levantou bem cedo, saiu do povoado e sem titubear foi pelo misterioso caminho, sempre em frente.  (...)

Anda que anda, a galeria não acabava nunca, o caminho não terminava nunca.  (...)

- Então, você não acreditou?
- Em quê?
- Na história do caminho que não ia a nenhuma parte.
- Era muito estúpida.  E pela minha teoria, há mais partes que caminhos.
- Exato, é só ter vontade de andar.  Agora venha, vou lhe mostrar o castelo. (...)

Martim deu muitos presentes a todos, amigos e inimigos, e teve que explicar cem vezes a sua aventura, e cada vez que terminava de fazê-lo, alguém corria para casa para pegar uma carroça e um cavalo e tomava o caminho que não ia a nenhuma parte.

Mas naquela mesma noite todos regressaram, um após o outro, com a cara feia de raiva.  Para eles, o caminho terminava no meio do bosque, num espesso muro de árvores e num mar de espinhos.  Já não havia mais portão de ferro, nem castelo, nem linda dama.  Porque alguns tesouros só existem para os primeiros que empreendem um novo caminho, e o primeiro havia sido Martim Cabeça-dura.

El camino que no iba a ninguna parte
Gianni Rodari - Cuentos por teléfono - Editorial Juventud - Barcelona

9 comentários:

Paulo Crumbim disse...

nossa gostei muito do nome deste conto! e belo recorte tbm :)

Marcia Misawa disse...

Oi Paulo, esse conto é mesmo muito legal, assim como os outros desse mesmo livro.
E obrigada! Eu fazia muito kiriê quando era mais nova e me arrependo de ter parado. Quero voltar a treinar mais! :D

Unknown disse...

Simplesmente maravilhoso !!!!
Sua habilidade com o Kiriê e extraordinária.Fiquei impressionada com os detalhes do desenho.
Vc deve, mesmo , voltar a fazer mais Kiriê.
Parabéns.

Marcia Misawa disse...

Obrigada, Vera! Prometo que não abandonarei mais o kiriê! :D

Anônimo disse...

A ilustração está soberba! Daquelas que não nos permitem desgrudar os olhos! Impele-nos a examinar e a se encantar com cada um de seus menores detalhes!

Marcia Misawa disse...

Puxa vida, José Carlos, obrigada! :-D

Elena Ospina disse...

Hola Marcia!
Me encantó conocerte y compartir contigo el taller.
Bello tu blog! sigo pasando a visitarte
Un abrazo grande!!!

Lilian disse...

Oi Má!
Cada dia que entro no seu blog fico maravilhada! Muito lindo o kiriê. Não sabia que vc fazia.
Estou numa fase de reflexão a respeito da vida profissional... daí eu olho para o seu trabalho e vejo que todo esse talento já se manifestava desde pequena... Eu também sempre gostei de artes (em todos os sentidos..rs) e hoje em dia eu sinto muita falta disto na minha vida... Fico pensando se deveria tomar outro rumo profissional... mas a esta altura do campeonato? Bem, estou pensando seriamente no assunto e vc e seus trabalhos têm sido minha inspiração!
grande beijo!
Lilian Okaada

Marcia Misawa disse...

Oh Lilian, que delícia seu comentário, obrigada!

Também tenho saudade dos seus desenhos, desenha vai, desenha!

beijos!
Marcia