segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pós-graduação: as relações interpessoais na escola e a construção da autonomia moral

Comecei a fazer esta especialização no ano passado movida pela necessidade que senti em conhecer melhor como se dá a recepção da criança e fui atraída especialmente pela disciplina sobre Literatura Infantil.  Hoje sou apaixonada por todo o tema e sou mais feliz por conhecer o trabalho de educadores que remam contra a maré para criar um mundo mais ético e pessoas mais felizes.

O que isso tem a ver com meu trabalho como ilustradora?   Para mim, tudo.  Minha paixão pela Literatura Infantil vai além do desenho.  E não consigo me convencer de que não se deve pensar na criança ao criar uma obra literária.  Acho que há uma certa confusão com a infantilização da cultura que, aí sim, é menosprezar a inteligência das crianças.  


 Clicando na imagem, fica mais fácil enxergar as informações.

6 comentários:

Tati Bonotto Cake Designer disse...

Olá Marcia, estou passando por aqui para convidar você para conhecer meu blog.

Quando puder passe por lá, vai ser prazer ter sua companhia.

bjs
www.tatidesignercake.blogpsot.com

Anônimo disse...

Boa noite, Márcia.

Hoje é obrigatório a disciplina Relações Interpessoais em alguns cursos técnico.Em julho assumirei uma turma com essa disciplina, mas gostaria de estar melhor capacitada.Preciso de um curso online e descobri o "Portal Educação".Conhece sobre ele?
Contato: minha48@bol.com.br
Abraços.
Fátima.

Marcia Misawa disse...

Oi Fátima, este curso eu não conheço, mas te enviei por email algumas dicas de livros que podem ajudá-la. Yves de La Taille, Telma Pileggi Vinha e Luciene Regina Paulino Tognetta são alguns dos pesquisadores que possuem ótimas publicações.

bjos!

Fátima disse...

Boa tarde, Márcia.

Vim agradecer o email com as dicas que você me enviou.

Meu coração fica feliz em agradecer a sua atençao.

Beijos carinhosos.

Ms Sonja disse...

Oi, Marcia. Sou professora de uma escola internacional e estou pensando em montar um programa de literatura que contempla historias que fomenassem debates sobre questoes morais e de relacoes interpessais na escola. Que titulos vc publicou com este foco?
Aguardo resposta,
Sonja.

Marcia Misawa disse...

Olá, Sonja,

Ainda não tenho nenhuma publicação neste sentido, mas meu TCC será sobre este assunto, sairá ano que vem.

Como sei que está longe, te indico dar uma olhada na tese e artigos da Áurea M. de Oliveira. Ela e seus orientandos já aplicaram debates com diversos títulos que podem te ajudar.

A tese é a seguinte:

Oliveira, Áurea Maria de – Literatura infantil e desenvolvimento Moral – a construção da noção de Justiça em crianças pré escolares. Tese de doutorado, UNICAMP 1994.

Procure também por um artigo que ela orientou, há outros títulos analisados.

Abraços, espero ter ajudado um pouquinho.

Abraço,
Marcia