domingo, 26 de abril de 2009

Guernica e o bombardeio de porquês

Domingão, uma passadinha rápida pelo Museo Reina Sofía antes de ir ver os monstros marinhos no cine 3D, porque filhote de 4 anos não é de ferro.  Uma das delícias de se estar num museu como esse em período de expatriação é que eu sei que logo estarei ali de novo, com mais calma, com menos gente.  Nessa passadinha, basicamente deu para ver o Guernica e um pouco de uma sala cheia de estudos de suas mulheres e cavalos desesperados.
Bruno estava ansioso para ver um Picasso de verdade (por causa da piadinha que o Sr. Cabeça de Batata faz no Toy Story, aquela em que ele põe suas peças todas tortas e diz "olha, eu sou um Picasso") e quando viu o Guernica ficou impressionado e fez várias perguntas: por que as pessoas estão com essa cara?  Por que o cavalo está assim?  Por que o Picasso gostava de pintar tudo torto? O que é guerra?  Por que as pessoas que não se conhecem fazem guerra?  Essa guerra aconteceu de verdade?? Por que os artistas gostam de desenhar a guerra??  Por que o Picasso só fez desenhos de guerra????  Assim eu fico triste...  
Então ele percebeu que a cor era algo que também mostrava tristeza, "porque preto e branco é cor de tristeza... mas a zebra também é preta e branca... ah!  Preto e branco é triste quando é escuro!"
E ele repetiu várias vezes a pergunta "mas por que os artistas desenham a guerra se é uma coisa tão triste e horrível?" e também não se conformava: "mas papai, mamãe... por  que tem que existir guerra?"

E eis que a partir de uma piadinha que ele viu num DVD ele conheceu Picasso, a guerra e o pensamento torto da humanidade.


2 comentários:

LEANDRO OLIVEIRA disse...

A pixar quando faz uma animação coloca algumas frases que são para seu público mais vivido, eles só não contam com a curiosidade dos pequeninos.

Em um dia lá do futuro vou com a lucy praí e vamos pegar um roteiro turístico com você hein, anota tudo, hehe.

ahh, o novo curta da pixar é justamente sobre uma das respostas mais manjadas para satisfazer a curiosidade dos pequeninos, de onde a cegonhas tiram os bebês, segue o link da imagem de divulgação.

http://carltoons.com/2009/04/17/divulgada-mais-uma-imagem-do-novo-curta-da-pixar-partly-cloud/

Marcia Misawa disse...

Ah... que peninha, eu estava sem internet e acabei perdendo a hora, acho que estão colocando um novo site no ar. Estou curiosa para ver o curta!