quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Oficina Jutta Bauer em Valladolid

Voltei! Alma de barriga cheia. :-)

Com Jutta Bauer, em Valladolid, foi ótimo! Para mim foi enriquecedor conhecer seu processo de trabalho, sua maneira de encarar a vida, ouvir seus comentários que transmitem uma experiência danada para chegar ao "simples".

A oficina começou e terminou com este desenho coletivo. Ao redor da mesa, cada um se desenhou e ao longo da oficina cada um fez sua interferência. Fiz preciosas amizades, com pessoas corajosas atrás do sonho indescritivelmente perseguidor de ilustrar livros.


Foi uma imersão inesquecível e para mim significou aprendizado o tempo todo, pois além da oficina Talking Pictures, eu também estava a "vivir España" e, por que não, me virando com 2 línguas estrangeiras.

Sobre Valladolid... ¡Me encanta! E pela primeira vez desde que cheguei na Espanha, eu não era a única que não conhecia a cidade, hahaha!

Esta é a catedral de Valladolid, que foi projetada por Juan de Herrera para ser a maior da Espanha porém não foi terminada porque o arquiteto tinha algo mais importante para fazer na nova capital Madrid: "El Escorial", a casa de campo do rei. Na verdade o que me encantou mesmo foram as cegonhas tomando conta da cidade como singelos pombinhos.


O centro é cheio (cheio) de bares de tapas e de bares/cafeterias que não vendem nadica de nada para comer, só para beber (!!). Para nós brasileiros é estranho, mas aqui a "marcha" (sair à noite) é uma marcha mesmo, a noite segue de bar em bar.
E esta é a Plaza Mayor, ponto de encontro da galera e onde o Cristóvão Colombo ficou enterrado nos primeiros anos de sua morte - isso, bizarro assim.


Apesar de não ser uma cidade super turística (ufa!), Valladolid tem muita história para contar e cultura pra dar e vender.
Este é o Museo Patio Herreriano, local das oficinas de verão da Ilustrarte. Repito: AMO a Ilustrarte!


Valladolid faz parte da rota literária espanhola e tem uma livraria especializada em infanto-juvenis da categoria "especial meeesmo". Chama-se Oletvm Jr. A livraria era uma extensão de nossa oficina e os livros dos nossos mestres estavam todos lá. Olha os da Jutta na vitrine, dando as boas vindas à ilustre visitante. Precisava ver os olhinhos brilhantes da dona da loja recebendo a dedicatória da autora em seu próprio teto... gente que ama Literatura Infantil!


Esta é Selma, mascote alemã da própria Jutta, posando ao lado do best-seller.


Para não me alongar: o boneco abaixo é o resultado do meu trabalho na oficina. Fiquei tão feliz com o resultado e com os comentários dos colegas que estou louca para continuar a fazê-lo livro. Imagina como foi emocionante perceber a cartinha vermelha nas mãos do anjo da dedicatória que a Jutta fez em meu O anjo da guarda do vovô...

Nenhum comentário: